Home » Monopainel® EPS (Isopor®) Grupo Isofort®: o que é e como pode ser usado na construção civil

A construção civil tem passado por uma verdadeira revolução no Brasil e no mundo. A sua enorme importância para a economia e o bem estar das pessoas tem propiciado a adoção de novos sistemas construtivos que visam economia de material, tempo, mão de obra e diminuição do impacto ambiental com redução de entulhos e consumo de água.

Um dos sistema mais evoluídos em todos esses pontos de economia é o Monopainel® de EPS (Isopor®) Grupo Isofort®. E além dessas vantagens, ele proporciona um enorme conforto térmico e acústico.

O Monopainel® é confeccionado com uma placa de poliestireno expandido (EPS), comumente chamado de Isopor®, recoberta com uma malha de aço fixada com auxílio de espaçadores.

O EPS (Isopor®) Grupo Isofort® já é usado largamente na construção civil. Seja substituindo lajotas para lajes de concreto, como enchimento de telhas, também chamado de tenhas sanduíches, em bloco para preenchimento de vão e assentamento de solos ou forros e impermeabilização.

Porém o Monopainel® de EPS (Isopor®) Grupo Isofort® foi criado como uma solução para substituir os tijolos nas paredes. Para isso, o bloco de EPS (Isopor®) Grupo Isofort®, normalmente entre 8 e 10 centímetros de espessura, é envolvido em uma por malhas de aço leve de alta resistência interligadas por barras de aço e que recebe uma camada de argamassa de cimento areia e aditivos, como descrito na figura abaixo.

O conceito do Monopainel® veio da Itália, regiões com alta propensão a terremotos e grande variação térmica. Essa realidade criou a necessidade de uma estrutura que, além de ser capaz de resistir aos tremores, possuísse isolamento térmico (para suportar os invernos rigorosos e verões muito quentes) e conforto acústico.

Onde entra o Monopainel® de EPS (Isopor®) Grupo Isofort®?

O Monopainel® de EPS (Isopor®) Grupo Isofort® substitui não só os tijolos cerâmicos mas também vigas e colunas, visto que ele tem função estrutural na obra. Sua base de EPS (Isopor®) Grupo Isofort®, envolvida pela malha de aço e recoberta por uma massa cimentícia, gera uma estrutura altamente resistente, leve e de fácil implantação.

Por isso o Monopainel® de EPS (Isopor®) Grupo Isofort® é muito mais que um simples substituto do tijolo cerâmico nas paredes. Ele é um elemento estruturante e, dessa forma, ele fornece uma maior resistência a construção tornando-se um modelo de autossustentação.

As sete etapas de execução da obra com o Monopainel® de EPS (Isopor®) Grupo Isofort® pode ser vista aqui.

O sistema construtivo usando o Monopainel® de EPS (Isopor®) Grupo Isofort® tem apresentado diversos benefícios, entre eles podemos citar:

  • Diminuição de até de 50% do tempo total de execução da obra;
  • Isolamento acústico e térmico(o que pode contribuir para economia de energia no posterior uso do espaço da construção);
  • Redução de até 30% do custo final da obra devido;
  • Menor impacto ambiental, proporcionado por fatores como a menor geração de resíduos e o menor uso de água e energia durante a obra;
  • Grande facilidade de manuseio na obra por ser muito mais leve que o tijolo cerâmico;
  • Possui elevada resistência à vibração mecânica e à compressão;
  • Baixa absorção de água, evitando problemas futuros na construção;
  • Facilidade na instalações hidráulicas, elétricas e outras (é usado um soprador térmico para criar as cavidades onde as instalações serão feitas.

Se você deseja conhecer mais sobre o Monopainel® de EPS (Isopor®) Grupo Isofort®, baixe nosso e-book ou converse com nossa equipe.